Institucional

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, através do seu Setor de Educação a distância e em parceria com o e-Tec tem o prazer de ministrar cursos técnicos públicos, gratuitos e de qualidades em várias área de abordagem.

O SEAD

O Setor de Educação a Distância do Instituto Federal do Sudeste de Minais Gerais - Câmpus Barbacena, conhecido como SEAD, vinculado ao e-Tec, oferece desde 2009 cursos técnicos a distância, que buscam preparar todos os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Formada por uma equipe capacitada de professores e tutores especializados, busca-se fornecer um ensino gratuito, público e de qualidade. O aluno terá a oportunidade de investir em sua formação profissional enquanto busca a ascensão de seus negócios.

Tudo isso é possível graças ao Ensino a Distância, ou EaD, que possuí dinâmica e flexibilidade diferenciadas características deste formato de ensino. Em resumo, o aluno pode flexibilizar seu horário de estudo  e realização de atividades durante a semana, com a existência de apenas alguns encontros presenciais.

Os cursos Técnicos em Agropecuária, Secretariado e Alimentação Escolar são oferecidos por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, aulas práticas e parcerias com prefeituras nos pólos de apoio presencial. Atualmente existem pólos na cidades de Alfenas, Barbacena, Cataguases, Divino, Juiz de Fora e Santana do Garambéu.

O estudante receberá durante a realização do curso todo material didático impresso bem como apoio do tutor presencial no pólo e/ou de tutores a distância para realização de atividades acadêmicas.

Sim, uma formação técnica e profissional irá até você!

Histórico da Instituição

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país.  Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

Atualmente, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, oferece cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, engenharias, Proeja  e ensino à distância.

O Câmpus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena. Além disso, os estudantes podem participar de atividades esportivas e culturais.

O profissional, que o Câmpus Barbacena forma, tem conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.

A rede e-Tec

Os cursos oferecidos pelo câmpus Barbacena são frutos de uma parceria do Ministério da Educação, a rede e-Tec Brasil e as Instituições Federais. A Rede e-Tec Brasil tem como propósito ampliar e democratizar o acesso aos cursos técnicos de nível médio.

Para saber mais sobre a rede ou quais os cursos que ela abrange clique aqui.

 

Requisitos e formas de acesso

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Câmpus Barbacena, em seus processos seletivos, adotará os dispostos do regulamento organizado pela Comissão Permanente de Vestibular do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Para o ingresso no curso será necessário o ensino médio completo.